Belém se prepara para receber, entre os dias 10 a 21 de novembro, a 30ª Conferência do Clima (COP 30), um dos maiores eventos ambientais do planeta, que colocará a capital paraense em evidência mundial. E, nesse cenário de grande importância global, a Polícia Federal (PF) intensifica a segurança com recursos de ponta.
Neste domingo (2), chegou à cidade uma lancha tática operacionalizada pelo Comando de Operações Táticas (COT), grupo de elite da PF especializado em ações de alto risco. O equipamento será fundamental durante a COP 30, garantindo a proteção de autoridades internacionais e a segurança nas áreas de acesso fluvial do evento.

Conteúdo Relacionado
- Ônibus especiais, rotas desviadas e acessos: saiba como chegar nos espaços da COP 30
- Helder Barbalho e Janja Lula destacam Amazônia no Global Citizen
O equipamento blindado é projetado para situações de altíssimo risco, desde retomada de embarcações civis até escolta de autoridades de nível máximo de proteção. A embarcação permite ações rápidas e precisas, sendo capaz de transportar mergulhadores táticos do COT para infiltrações estratégicas em caso de ameaças ou incidentes durante o evento.
Além de escoltas e abordagens de alto risco, a lancha reforça a capacidade de resposta da PF a situações excepcionais, como tentativas de ataque a embarcações presentes no entorno da COP 30. Para especialistas em segurança, a presença do equipamento não apenas garante proteção física, mas também transmite confiança aos delegados, visitantes internacionais e à população local, reforçando a imagem de Belém como sede segura de um evento de proporções globais.
O uso da lancha representa uma estratégia de prevenção e prontidão que se soma a outras ações da Polícia Federal e de órgãos parceiros, garantindo que a COP 30 ocorra com máxima segurança, sem comprometer a logística ou a programação das atividades do encontro.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
À medida que o evento se aproxima, a chegada de recursos como esta lancha tática evidencia a complexidade e a importância da segurança em eventos internacionais, especialmente aqueles que envolvem chefes de Estado, organizações globais e público diversificado.
Veja a lancha da PF:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar