O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está em Belém (PA) para participar da Cúpula dos Chefes de Estado da Amazônia, nos dias 6 e 7 de novembro, e da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro.
Antes da abertura oficial da conferência, Lula cumpriu agenda de inaugurações e visitas institucionais na capital paraense. Entre as ações estão a entrega das obras de reforma do Aeroporto Internacional de Belém e a modernização do Porto do Outeiro, que vai abrigar transatlânticos destinados à hospedagem de delegações e chefes de Estado durante a COP30, ambos realizados no domingo (2).
Conteúdo relacionado:
- Barros Barreto será hospital de referência durante a COP30
 - Global Citizen arrecada US$ 1 bilhão para a preservação da Amazônia
 - Ônibus especiais, rotas desviadas e acessos: saiba como chegar nos espaços da COP 30
 
O presidente visitou também a Aldeia Vista Alegre de Capixauã, localizada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém, no oeste do Pará. Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou: “Fui recebido hoje com muito carinho na Aldeia Vista Alegre de Capixauã, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém.” Durante a visita, ele aprendeu a fazer a tradicional farinha de mandioca, alimento produzido artesanalmente pela comunidade.
O presidente também tem realizado visitas a comunidades ribeirinhas e quilombolas da região metropolitana de Belém, tanto em áreas insulares quanto urbanas. Na manhã desta segunda-feira (3), Lula esteve no Quilombo Itacoã Miri, no Acará, onde se encontrou com Emanuel, morador conhecido por preservar as tradições e a memória local. “Entre conversas e o som das palhas, aprendi sobre o açaí, fruto que alimenta o corpo e a cultura da Amazônia”, publicou o presidente em suas redes sociais.
Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp
De acordo com a Presidência da República, Lula e a primeira-dama Janja Lula da Silva estão hospedados em uma embarcação adaptada como hotel, atracada em Belém, que servirá de base para a equipe presidencial durante o período da conferência. A decisão já havia sido mencionada por Lula em visita anterior à capital, em outubro.
O presidente está acompanhado de sua equipe e de ministros de algumas pastas, como Marina Silva, do Meio Ambiente, e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar