O valor do Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Pará alcançou R$ 254,55 bilhões em 2023, segundo dados da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento representa uma alta de 7,8% em comparação com 2022.
A recuperação econômica vem após uma queda de 10,2% no ano anterior, afetada pela diminuição da atividade de indústria extrativa e pelos preços mais baixos do minério de ferro.
VEJA TAMBÉM
- VÍDEO: carro capota após colisão e interdita avenida em Belém
- Paciente precisa de doação de sangue de qualquer tipo; Veja como ajudar!
- Bolsa Família de novembro começa a ser pago; veja quem recebe nesta sexta, 14
Em 2023, a economia paraense se beneficiou da expansão de setores como agropecuária e serviços. No segmento agropecuário, o valor adicionado subiu 23% e teve participação de 12,9% na economia estadual, com destaques para a produção de soja, açaí, milho, dendê e mandioca.
O setor de serviços também teve papel preponderante, representando 58,6% do valor adicionado e registrando crescimento de 12%. Dentro dele, intermediação financeira liderou com alta de 24,2%.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
Já o setor industrial continuou participando com 28,5% da economia, tendo crescimento real de 1,2% apesar da queda nominal de 2,3%, em função dos impactos do minério.
Para os analistas, os dados são fundamentais para orientar políticas públicas, atrair investimentos e subsidiar estratégias de desenvolvimento regional.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar