Benevides (PA) recebeu, nos dias 29 e 30 de novembro, mais uma edição do encontro anual do Projeto Social Filhos da Liberdade. O evento, que marca o calendário do grupo, reuniu oficinas, apresentações culturais, batizado, troca de cordas e uma tarde de integração no balneário Olho D’Água, fortalecendo o vínculo comunitário e ampliando o alcance da capoeira na região.
Segundo a idealizadora do projeto, a capoeirista Yasmin "Borabora", a inspiração para a realização desta edição está diretamente ligada à tradição da iniciativa. “Nossas graduações na capoeira são feitas anualmente, onde realizamos esses eventos e trazemos convidados para ministrar cursos de capoeira pra acrescentar no nosso aprendizado”, explicou. O encontro ocorre sempre com a proposta de inserir os alunos em novas experiências formativas e valorizar seus avanços na arte.
O Projeto Filhos da Liberdade atua de forma inteiramente voluntária. “Nosso trabalho é voluntário. As aulas acontecem todos os sábados, às 15h, no Ginásio Nagib Ssollon, em Benevides”, ressalta Borabora. O projeto atende jovens e adultos da comunidade, proporcionando acesso à prática esportiva e à vivência cultural da capoeira.
Nesta edição, o evento contou com a participação de dois convidados especiais: a Monitora Anhuma, vinda de São Paulo (SP), e o mestre Pantera, de Ananindeua (PA). A vinda da dupla foi recebida com grande entusiasmo pela idealizadora. “Me senti realizada. Anhuma veio de São Paulo, trouxe para nossa comunidade o cantar na capoeira e aquecimentos vocais, nos ensinando o quão a musicalidade é importante dentro das rodas. Foi uma aula maravilhosa”, relatou.
Sobre a presença de Mestre Pantera, Yasmin Borabora destacou o valor pessoal e técnico da participação dele no evento: “Ele faz parte da minha trajetória na capoeira. Trouxe para os alunos movimentações de São Bento Grande de Angola, mostrando toda a beleza e estética dos movimentos, com entradas e saídas importantes na hora dos jogos dentro da roda.”
Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi o batizado e a troca de cordas, cerimônia que simboliza o avanço de graduação dos capoeiristas. Para Yasmin, trata-se de uma ocasião de orgulho e reconhecimento. “A sensação é de orgulho de ver que o trabalho tá dando certo. Durante o ano todo venho acompanhando o crescimento de cada um. No dia da troca de corda, o coração já tá transbordando de felicidade vendo que eles chegaram onde almejaram.”
A programação cultural também reforçou a dimensão educativa do evento, que foi encerrado com samba de roda e uma tarde de lazer no balneário Olho D’Água, proporcionando convivência e integração entre os participantes. Para Yasmin, essas ações complementam o caráter comunitário do projeto e só são possíveis graças às parcerias que vêm se consolidando.
Yasmin ressalta que o projeto busca ampliar sua rede de colaboração. “Gostaríamos de ter mais pessoas ou empresas para fazer parte dessa parceria incrível que é fortalecer nosso projeto. Com a força da comunidade, o comprometimento voluntário e a paixão pela capoeira, o Filhos da Liberdade segue crescendo e consolidando seu papel sociocultural em Benevides, formando não apenas capoeiristas, mas cidadãos conscientes, criativos e engajados", completa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar