O avanço de áreas de instabilidade sobre a Região Norte acendeu o sinal de alerta no Pará. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo para chuvas intensas que inclui o estado paraense e segue válido até as 10h de quarta-feira (17), indicando a possibilidade de transtornos em diferentes municípios.
De acordo com o Inmet, a previsão aponta para chuvas volumosas, com acumulados que podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou alcançar 50 a 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes, com rajadas entre 60 e 100 km/h. As condições elevam o risco de alagamentos, quedas de árvores e galhos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Vídeo: homem é resgatado após passar horas preso em galeria
- Sespa alerta sobre risco das arboviroses no inverno amazônico
- Trânsito: temporal derruba parada de ônibus e causa transtorno em Belém
No Pará, as áreas que exigem maior atenção incluem especialmente o sudeste do estado, além de outras regiões que podem ser impactadas pela persistência das chuvas e pelo solo já encharcado. A combinação de volume elevado de água em curto espaço de tempo aumenta a possibilidade de transtornos em áreas urbanas, comunidades ribeirinhas e zonas com histórico de alagamentos.
O alerta faz parte de um aviso mais amplo que atinge 18 estados e o Distrito Federal, mas, no Norte do país, o Pará aparece entre os estados com maior potencial de impacto, ao lado do Amazonas e do Maranhão. A previsão indica que as instabilidades devem se manter ao longo dos próximos dias, exigindo atenção redobrada da população.
Diante do cenário, o Inmet orienta que os moradores evitem se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacionem veículos próximos a placas, torres ou estruturas metálicas e, sempre que possível, desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. A recomendação também é para que a população acompanhe os comunicados da Defesa Civil e dos órgãos de meteorologia, especialmente em áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar