A organização do calendário escolar é um dos primeiros movimentos que anunciam a chegada de um novo ano letivo e mobilizam famílias, estudantes e escolas em todo o Estado. Entre prazos, confirmações e expectativas, o período de rematrícula e matrícula passa a ocupar o centro das atenções, garantindo o planejamento e a continuidade do ensino na rede pública estadual.
Dentro desse contexto, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dará início ao período de rematrícula dos estudantes da rede estadual para o ano letivo de 2026. O prazo começa no dia 29 de dezembro de 2025 e segue até 6 de janeiro de 2026, sendo destinado aos alunos que desejam permanecer na mesma unidade escolar no próximo ano.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Pé-de-Meia garante até R$ 9.200 por aluno ao longo do ano letivo
- Fogo na COP30: objeto clandestino quase virou desastre em Belém
- Suspeito é preso por furto de fiação no Parque Linear da Tamandaré
A rematrícula corresponde à renovação da vaga para o ano seguinte. Para efetivar o procedimento, pais ou responsáveis devem comparecer à secretaria da escola onde o estudante já está matriculado e confirmar a permanência na unidade de interesse.
Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
RESERVA DE VAGAS
No âmbito do regime de colaboração entre Estado e municípios, a Seduc também garante a continuidade da educação básica para alunos da rede municipal, por meio de acordos de reserva de vagas. Os estudantes contemplados por esses acordos deverão se dirigir à secretaria da escola estadual de destino entre os dias 8 e 11 de janeiro de 2026 para confirmar a matrícula.
Já os estudantes novos que pretendem ingressar na rede estadual em 2026 - oriundos da rede privada, federal, de outros estados ou que tenham interrompido os estudos - deverão realizar a inscrição exclusivamente pelo site oficial matriculas.pa.gov.br, no período de 14 a 30 de janeiro de 2026, conforme o calendário disponível no portal.
MATRÍCULA ONLINE
Para todos os casos, a Seduc reforça que é obrigatório o cadastro no sistema de matrícula online, que deve ser feito pelo responsável legal ou pelo próprio estudante, caso seja maior de idade, também por meio do site oficial.
O início das aulas do ano letivo de 2026 na rede estadual está previsto para o dia 2 de fevereiro, marcando oficialmente o retorno das atividades escolares em todo o Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar