A proximidade de mais um clássico entre Remo e Paysandu mobiliza não apenas as torcidas apaixonadas, mas também um amplo planejamento por parte das forças de segurança pública no Pará. Considerado o maior confronto do futebol da região Norte e um dos eventos esportivos de maior público no estado, o Re-Pa exige organização integrada para garantir tranquilidade aos torcedores dentro e fora do estádio. Com expectativa de grande presença de público no Mangueirão, os órgãos estaduais e municipais já definiram estratégias operacionais voltadas à segurança, mobilidade urbana e ordenamento dos espaços públicos.
Os rivais se enfrentam às 17h do próximo domingo (8), pela 4ª rodada do Campeonato Paraense, no Estádio Olímpico do Pará Jornalista “Edgar Proença”, o Mangueirão. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com forças estaduais e municipais, coordena o esquema especial que contará com mais de 1.600 agentes de segurança para atuar durante a partida.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Ingressos do Remo já estão à venda para o clássico Re-Pa
- Com Remo na liderança, Parazão chega à metade da fase classificatória
- Copa do Brasil: CBF atualiza cotas e Remo receberá bem mais que o Paysandu
A expectativa é que cerca de 45 mil torcedores acompanhem o clássico. Os portões do estádio e do estacionamento serão abertos a partir das 13h, enquanto as ações operacionais de segurança terão início às 12h, com reforço no policiamento no entorno do local do jogo e em pontos de concentração de torcedores, como bares e restaurantes próximos.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ed-Lin Anselmo, o planejamento busca garantir a ordem pública e a tranquilidade de quem participa do evento.
“Como em todas as partidas, nossas equipes montam um esquema especial para atender a demanda de público. Quando falamos do maior clássico do Norte, todo o aparato é reforçado para garantir segurança não apenas dentro do estádio, mas também nas áreas do entorno e nos locais de encontro dos torcedores, assegurando maior paz social”, destacou.
O esquema prevê a atuação de 1.640 agentes, apoiados por 254 viaturas, 54 motocicletas e 24 conjuntos de Cavalaria. A Polícia Militar ficará responsável pelo policiamento ostensivo, enquanto outras forças atuarão em mobilidade urbana, atendimento de ocorrências e monitoramento. O Grupamento Aéreo também realizará patrulhamento com uso de drones.
Segurança e mobilidade
A estratégia inclui reforço no policiamento das vias de acesso, ordenamento do trânsito e presença de unidades especializadas para atendimento ao público. O Centro de Controle e Comando Operacional (CCO) do Mangueirão reunirá representantes das forças envolvidas, permitindo o monitoramento em tempo real das imagens do estádio e do entorno, agilizando respostas operacionais quando necessário.
Entre as unidades presentes estarão a Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, garantindo suporte para registros de ocorrências e atendimento a grupos vulneráveis.
Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Organização dos ambulantes
A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) e a Guarda Municipal de Belém serão responsáveis pela fiscalização dos ambulantes nas áreas externas do estádio. A comercialização será permitida nas calçadas em frente ao Mangueirão, com acompanhamento das equipes para evitar obstruções que comprometam a segurança e a fluidez do trânsito.
Alterações no trânsito
Com atuação conjunta do Detran, Polícia Rodoviária e Segbel, haverá orientação aos condutores para facilitar o acesso ao estádio. Entre as principais medidas:
- Uso da pista do BRT na Avenida Augusto Montenegro, com orientação dos agentes;
- Liberação da entrada pela Alameda do Ginásio Guilherme Paraense “Mangueirinho”;
- Motoristas no sentido Entroncamento–Icoaraci deverão permanecer na faixa da direita e poderão acessar a pista do BRT após o semáforo do Mangueirinho para chegar ao estacionamento lado A;
- Condutores no sentido Icoaraci–Entroncamento terão acesso aos três portões do lado A.
Combate à importunação sexual
Durante o clássico, a Segup também desenvolverá ações educativas de prevenção à violência contra a mulher, com divulgação do protocolo “Não se Cale”, além dos canais de denúncia como a Delegacia da Mulher Virtual e o Totem de Atendimento à Mulher. As equipes realizarão abordagens educativas para incentivar a denúncia e o combate à importunação sexual em ambientes públicos.
Integração das forças
Participam da operação as equipes da Segup, por meio das secretarias adjuntas Operacional e de Inteligência e Análise Criminal, Graesp e Ciop; Polícias Militar e Civil; Detran; Corpo de Bombeiros Militar; Secretaria de Administração Penitenciária (Seap); Secretaria de Esporte e Lazer (Seel); Polícia Federal; além de órgãos municipais como a Guarda Municipal e a Segbel.
A integração entre as instituições busca garantir que o clássico ocorra com segurança, organização e tranquilidade para torcedores e moradores da capital.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar