A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) alerta a população para os riscos da leptospirose, doença infecciosa, que, em 95% dos casos, é adquirida, por contato com água contaminada pela urina do rato.
Segundo o diretor do Departamento de Controle de Endemias, Bernardo Cardoso, a doença é causada pela bactéria leptospira, que penetra no organismo por meio de pequenos ferimentos na pele. "E é a doença mais onipresente no mundo e que tem alta incidência no período chuvoso, quando determinadas áreas ficam alagadas obrigando as pessoas a andarem na água contaminada". Além disso, conforme Cardoso, a leptospirose é uma doença altamente letal, uma vez que mata de 10% a 15% das pessoas infectadas.
Ele explicou que os principais sintomas da leptospirose são febre, dor de cabeça, dor muscular, principalmente nas costas, barriga, coxa e panturrilha. "Por ter sintomas semelhantes com o de outras doenças, como dengue e febre amarela, por exemplo, é importante que o médico faça o diagnóstico diferencial e inicie o tratamento imediatamente", acrescentou. É esse diagnóstico que permite encontrar o sintoma que difere determinada doença de outras com sintomas parecidos.
Em 2009, o Pará teve 420 casos notificados de leptospirose, 101 confirmados e 11 óbitos. Em 2010 foram 298 os casos notificados, 74 confirmados e também 11 óbitos. Ainda não há dados consolidados de 2011.
A Sespa mantém apoio permanente aos municípios no combate à leptospirose, especialmente, com assessoria técnica e ações educativas, mas quando necessário, também envia equipes de técnicos para o desenvolvimento de ações em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde. (Ascom Sespa)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar