Foi realizado entre os últimos dias 14 e 16, o Seminário de Políticas Públicas de Juventude da JPMDB (Juventude do PMDB), no Rio de Janeiro, no Hotel Guanabara. Com cerca de 300 jovens, de 16 estados, entre gestores, parlamentares jovens, militantes e dirigentes juvenis, foram discutidos temas importantes para a consolidação das políticas de juventude no plano de governo do PMDB nos estados e municípios.

Temas como “histórico das políticas públicas de juventude”, “concepção das PPJs”, “proteção e emancipação social” e “PPJ nos governos do PMDB” dominaram o debate, que será afunilado no Congresso Nacional da JPMDB, marcado para setembro deste ano.

O Pará foi representado pelo presidente estadual da Juventude do PMDB e vice-presidente nacional, Igor Normando, e pelo prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, que foi um dos destaques.

O prefeito da segunda maior cidade do Pará apresentou as políticas públicas para a juventude, realizadas na sua administração no município. Helder salientou que criará, até o fim de seu mandato, o Conselho de Juventude e a Secretaria de Juventude, sendo assim o primeiro município no Pará a dar prioridade direta aos jovens.

O evento continuou com debates e palestras, como as da Polícia Civil (PC) do Rio de Janeiro (RJ) com o projeto “Papo de Responsa”, realizado em parceria com o projeto Afro Reggae, especialmente nos morros pacificados. Passaram pelo evento o prefeito do RJ, Eduardo Paes, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) Moreira Franco e o ex-ministro e presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), Eliseu Padilha.

A convite do governo do Rio de Janeiro, a JPMDB conheceu o Centro de Referência de Juventude e a Unidades de Polícia Pacificadora da comunidade do Cantagalo. A Juventude Nacional do PMDB aprovou ainda uma resolução que servirá de base para os governos do PMDB na implantação das políticas públicas de juventude. (Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS