Para defender o direito de amamentar em público, muitas vezes cercado de timidez por parte das mães, ou censura por terceiros, foi realizado ontem um “mamaço” na Praça da República. Realizado nacionalmente, em Belém o evento reuniu dezenas de mães amamentando seus filhos. “O mamaço é um momento especial para mostrar à sociedade que a amamentação é um ato de extrema graciosidade e beleza. Começou com uma mãe que foi chamada à atenção por estar amamentando o seu filho em público”, explicou a presidente da Santa Casa, Maria do Carmo.
Segundo ela, o objetivo do evento é garantir que o direito da criança de ser amamentada seja assegurado. “Além de ser um ato de esclarecimento à sociedade, explicamos os benefícios do leite materno e também estamos cadastrando mães interessadas em doar leite para o banco da Santa Casa”.
Maria do Carmo esclarece que é o neném que sabe a hora em que está com fome. “A criança tem o direito de ser amamentada quando ela estiver precisando. E essa ação é uma forma também de estimular a mãe que pode dar um leite a mais”.
A Santa Casa é maior centro de neonatologia do Brasil, com 107 leitos. Por conta disso, é necessário que muitas mães possam doar leite. “O meu leite está sobrando e eu sei que tem certas mães que não podem amamentar sozinhas. Eu mesma resolvi ajudar, logo que meu filho nasceu. Não conseguia amamentar e fiquei muito preocupada. Então, eu sei o que é isso”, destacou a bailarina Tayla Maya, que tem um bebê de um mês.
PARA DOAR LEITE
Para se tornar doadora do Banco de Leite Humano da Santa Casa, os telefones para contato são o 0800-7272057 ou 4009-2311/2212. Integrantes do projeto Bombeiros da Vida recolhem os frascos com leite nas residências das mães doadoras. (Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar