Com base nas reclamações da população contra o curtume do Frigorífico Bertin JBS, em Marabá, o Conselho Municipal de Meio Ambiente está solicitando a interdição das atividades do estabelecimento até que se adeque às normas técnicas e ambientais.
A decisão foi tomada na tarde de ontem, durante reunião extraordinária do Conselho que contou com a participação de 12 membros, os quais foram unânimes em decidir pela suspensão das atividades da empresa.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Jorge Bichara Neto, na manhã de hoje a entidade vai dar entrada no pedido de suspensão no Ministério Público (Federal e Estadual), nas secretarias de Meio Ambiente (estadual e municipal) e também na Procuradoria-Geral do Município (Progem).

Ainda de acordo com Bichara, é grande o volume de reclamações que chegam ao conselho. O curtume já foi convocado para dar explicações sobre o motivo do odor insuportável exalado pelo empreendimento. Os técnicos da empresa chegaram a se reunir com o conselho e prometeram que iriam comprar equipamentos novos para aplacar o mau cheiro. No entanto, passaram-se meses e, na prática, não houve nenhuma mudança. Para as associações de moradores da Folha 35 e bairros Belo Horizonte e Novo Horizonte, o pedido de interdição chegou bem na hora, pois a situação está insustentável, principalmente no início da noite, que é quando o odor aumenta. (Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS