A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza a II Campanha Educativa sobre Hanseníase, hoje, na ilha de Mosqueiro. O objetivo é informar medidas de combate à doença e prevenção das sequelas. A ação se concentrará no Coreto da Praça Matriz de Mosqueiro, das 16h às 20h.

Médicos dermatologistas, professores da UFPA, enfermeiros e alunos de Medicina e Enfermagem estarão empenhados na ação, que contará ainda com profissionais e estudantes da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e de universidades particulares.

Durante a campanha, serão distribuídos panfletos com informações sobre a doença, no sentido de auxiliar a população sobre como agir em caso de suspeitas da presença da enfermidade na comunidade, além de incentivar a busca de atendimento clínico inicial.

“A carência de conhecimento, a falta de preparo dos profissionais no diagnóstico e o preconceito, ainda presente no cenário atual, mostram que o conhecimento sobre essa doença é extremamente necessário, principalmente porque possui tratamento, fornecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que leva à cura total”, afirma a vice-presidente acadêmica da Liga Acadêmica de Hanseníase, Érica Rodrigues. (Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS