Nas próximas eleições o município de Santarém vai eleger 7 vereadores a mais. A casa segue a emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional em 2009, que permite a ampliação. Com a mudança o legislativo santareno passará a ter 21 vereadores a partir de 2013. 

A Emenda Constitucional nº 58 permite que as cidades ampliem a quantidade de cadeiras no Legislativo de acordo com o aumento populacional medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma das mudanças aprovadas é que os municípios com mais de 300 mil habitantes podem ter até 23 vereadores.

No Pará, 106 municipios têm condições de seguir estas regras. Destes, 44 já alteraram o número de representantes no legislativo local, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Outros 42 devem fazer a mesma alteração ainda para as eleições de 2012. 

Hoje, a Prefeitura de Santarém repassa o total de R$ 600 mil por mês para o legislativo do município. Um vereador recebe um salário bruto de R$ 6.192,00.

(DOL, com informações da Rádio Clube do Pará)

MAIS ACESSADAS