Seguindo o exemplo dos portos de outras cidades do país, os trabalhadores portuários dos portos de Belém, Miramar e Vila do Conde, estão de braços cruzados e protestando na manhã desta sexta-feira (22), por mudanças na Medida Provisória dos Portos. Na capital, a concentração está ocorrendo nas proximidades do porto de Belém.

O movimento é nacional e começou a tomar força após a tomada de um navio no Porto de Santos, na última segunda-feira (18). Na noite desta quinta-feira (21), uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), deferiu pedido de liminar para impedir a paralisação.

A Medida Provisória 595, MP dos Portos, trata da autorização dada aos terminais de fazerem contratação própria. Os trabalhadores temem pelos seus empregos.

O ato em Belém está sendo organizado pelo sindicato da categoria. A Companhia Docas do Pará (CDP), autoridade portuária, informou que não vai fazer nenhum pronunciamento sobre o assunto, inclusive referente aos possíveis prejuízos que a paralisação pode ocasionar.

O DOL tenta contato por telefone com os representantes do Sindicato, mas sem resposta por conta do ato que ocorre desde o início da manhã.

(Kleberson Santos/DOL)

MAIS ACESSADAS