Filhote de onça pintada (Panthera onça) foi resgatada no alto Rio Preto, durante a primeira atividade do Programa de Fiscalização do Parque Estadual Charapucu, no município de Afuá, no Arquipélago do Marajó. O projeto foi implementado no final do mês de abril e ainda está em andamento.
O filhote estava ligeiramente desidratado e passou por exames clínicos e acompanhamento veterinário, até o dia em que foi encaminhado ao Centro de Triagens de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Macapá (AP), onde conta com apoio ambulatorial e futuramente será doado à instituições cadastradas no Centro.
Segundo a Gerência do Parque, são vários relatos de ocorrência da espécie na Unidade de Conservação (UC). A presença do espécime ‘topo de cadeia’ sugere que o Parque ainda mantém rica diversidade de fauna e íntegro ecossistema. “O resgate de um animal como esse, tão importante para a nossa fauna, só foi possível através da criação do Parque e vem ao encontro dos nossos objetivos, que são os de promover a conservação da biodiversidade e a pesquisa científica”, ressalta Júlio Meyer, gerente do Parque. Em agosto deverá acontecer o primeiro inventário de mamíferos terrestres naquela região do Marajó, em parceria com a Universidade Federal do Pará.
O resgate da onça pintada é resultado do trabalho de parceria da equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
(DOL, com informações da Sema)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar