Um fenômeno natural conhecido como tromba d’água causou diversos prejuízos ao porto da Companhia Docas do Pará (CDP), em Santarém, região oeste do Estado, na manhã desta quarta-feira (15).

Testemunhas afirmam ter visto a formação de um redemoinho sobre o rio Tapajós, durante a chuva que caiu na manhã de hoje. Em poucos minutos, as instalações da CDP começaram a ser atingidas. Várias telhas do galpão principal foram arremessadas para dentro do rio. Outros imóveis que fazem parte do complexo das Docas também sofreram danos.

Adireção da CDP ainda avalia o resultado dos prejuízos causados pelo fenômeno natural. Além do telhado, os dois portões de ferro que dão acesso ao local também foram arrancados durante o vendaval, mas nenhum trabalhador ficou ferido.

Não foi a primeira vez que uma tromba d’água apareceu na região. A mais recente foi há cerca de 15, quando o fenômeno se formou na frente da cidade, às proximidades da Ponta Negra, ficando restrita ao rio. Em 2001, uma tromba d’água foi vista sobre a praia de Maracanã. Já no ano seguinte, outro fato também foi registrado na praia de Pajuçara.

FENÔMENO

Uma tromba d’água é causada pela formação de nuvens que surgem quando há alta temperatura, muita umidade e grande instabilidade climática. Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), como a região amazônica costuma ter todas essas características, a área é muito propícia para formações como essa.

Os meteorologistas esclarecem que não podem afirmar com certeza a influência de mudanças climáticas na Amazônia na formação de tornados e trombas d’águas, já que é difícil saber onde eles ocorrem.

(DOL, com informações do repórter Manoel Cardoso/Diário do Pará - Sucursal Santarém)

MAIS ACESSADAS