A Cooperativa dos Anestesiologistas do Pará (Coopanest-PA) anunciou em nota que vai suspender os atendimentos e cirurgias prestados para a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), a partir da próxima segunda-feira (1°). A paralisação vai atingir os dois prontos-socorros da capital, Mário Pinotti (14 de Março) e Humberto Maradei (Guamá), além da rede de hospitais prestadores de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Sindicato, a paralisação é motivada pela falta de pagamento dos funcionários, por parte da Sesma, que não teria renovado o contrato com os médicos, expirado há mais de 60 dias. O médico Luís Paulo Mesquita, presidente da Coopanest-PA, explicou em entrevista nesta quinta-feira, 27, que as tentativas de negociação com a Secretaria já duram cerca de quatro meses. “O que ocorre agora não é que os médicos queiram parar, é que estamos sendo obrigados a isso, porque a resposta que tivemos esta semana é de que, por falta do novo contrato, não vamos receber nem os dois meses em que já estamos trabalhando desde que o antigo contrato venceu”, ressalta.

Após decidir pela suspensão dos serviços, a direção da Coopanest alega já ter comunicado a Sesma, o Conselho Regional de Medicina (CRM) e ainda ao Ministério Público.

OUTRO LADO

Procurada pela reportagem do DOL, a Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) alegou que até o atual momento não foi avisada sobre a paralisação da Cooperativa, e que só a partir desta notificação é que poderá se posicionar sobre o assunto.

(DOL, com informações da Coopanest)   

MAIS ACESSADAS