Uma campanha de prevenção da Hanseníase, em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da doença, será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) a partir do dia 27.
A ação vai té o dia 31 de janeiro, e acontece nas Unidades Municipais de Saúde (UMSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) de Belém. A campanha fará ações educativas em salas de espera e consultas.
Os agentes comunitários farão a busca de pessoas com sintomas de hanseníase na comunidade, para conscientizar, diagnosticar e tratar a doença em sua fase inicial.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2011, o Brasil teve 34 mil novos casos da hanseníase, o que coloca o país em segundo lugar no ranking das nações com o maior número de registros da doença. Apesar disso, em Belém o número de casos diminuiu em 2012 com 337 pessoas que apresentaram os sintomas, já em 2013 houveram 181 casos da doença.
A eficácia dos medicamentos utilizados contra a hanseníase, explica a redução da doença no Pará. A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução lenta, que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas pode variar de dois a até mais de 10 anos. O principal sintoma da doença são as manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou marrons em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade.
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar