Seguindo a paralisação de três dias do funcionalismo público, os servidores da rede municipal de ensino de Belém realizaram uma manifestação em frente à sede da prefeitura da capital paraense, para protestar contra as condições de trabalho enfrentadas pela categoria.

“Nosso ato tem como objetivo requerer da prefeitura as respostas sobre a pauta de reivindicações apresentadas ainda em 2013, mas pendentes até agora”, afirma Joseane dos Santos, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp).

“O não cumprimento do acordo afeta toda a categoria. Estamos entrando no sexta ano sem o reajuste do vale-alimentação, sendo que o prefeito havia se comprometido a apresentar o aumento até janeiro deste ano. Também reclamamos que a comunidade escolar não teve participação nas eleições dos diretores das escolas, sendo que em muitas delas, os cargos continuam sendo ocupados por indicações”, contou Joseane.

Os manifestantes ainda reclamam da falta de condições de trabalho e de infraestrutura em escolas da capital. “Algumas escolas estão sem aula por que alagam durante este período de chuvas. Nas ilhas, também temos casos de escolas em que parte do teto desabou durante as ventanias. Por sinal, os barqueiro que transportam as crianças das ilhas, que são contratados pela prefeitura, estão com os pagamentos atrasados”, concluiu a coordenadora.

A manifestação contou ainda com a participação de servidores da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

(DOL com informações de Jorge Anderson/Rádio Clube)

MAIS ACESSADAS