Cerca de mil militares participam a partir da próxima segunda-feira (28) em Marabá, região sudeste do estado, de exercício em preparação para missão de manutenção de paz no Haiti.

O Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) será coordenado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), unidade sediada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, cuja missão é apoiar a preparação de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz.

Este será o 20º Contingente que integrará a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). O grupo que está sendo preparado no 23º Batalhão Logísitico de Selva, é composto por militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de alguns militares do Paraguai e do Canadá.

O objetivo do exercício é avaliar o preparo, adestramento e a eficiência profissional em uma operação de paz e consolidar o espírito de corpo e sentimento de cumprimento de missão entre os integrantes do contingente. Durante uma semana de intensas atividades são simuladas situações que poderão ocorrer durante o tempo em que estiverem no Haiti.

(DOL com informações do repórter Michel Garcia/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS