Até o momento, quatro pessoas foram presas por envolvimento nos crimes de vandalismo, em Concórdia do Pará, nordeste paraense, ocorridos no último sábado (14).

Segundo a Polícia Civil, foram presos os vereadores Jander Cley da Silva Ferreira e Francisco Edson Madeiros; Eurípedes Guimarães, dono de um carro-som usado para incitar a população, e Edson Gladson de Souza Madeiros, filho do vereador Francisco.

A Justiça decretou ainda as prisões do vereador Magnaldo Menezes e de um homem identificado como Naldo. Ambos permanecem foragidos.

Outras pessoas já estão identificadas e terão suas prisões solicitadas à Justiça, informou a Polícia. 

O CASO

No último dia 14, foi realizada em Concórdia do Pará a operação Minerva, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, pelas policias Civil e Militar, e o Departamento de Trânsito (Detran), para fiscalizar carros e motocicletas. Mas, segundo o vereador Edson Madeiro, um dos presos em função do tumulto, os policiais estariam extorquindo os donos dos veículos. A população iniciou uma onda de protestos, com pneus e madeira incendiados para obstruir vias. A delegacia foi depredada. 

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e também a bancada do PMDB vão cobrar providências das Polícias Civil e Militar e do Ministério Público do Estado sobre as manifestações.

(DOL)

MAIS ACESSADAS