Moradores da área conhecida como “Baixada do Marco”, região periférica de um dos bairros mais populosos de Belém, vem sofrendo com os constantes alagamentos na área.

A situação em algumas ruas e passagens se agravou com as fortes chuvas dos últimos dias e o que se vê são verdadeiros rios e igapós surgirem em alguns pontos. Um exemplo disto é a passagem Hortinha, entre as travessas Mariz e Barros e Mauriti.

Nos últimos dias uma cena curiosa chamou atenção: os moradores tiveram que utilizar a criatividade para evitar o contato direto com a água acumulada e até mesmo um bote foi utilizado na pequena enchente que se formou no local.

A situação na passagem Hortinha piorou de tal maneira que os alagamentos se tornaram pequenas enchentes. Moradores utilizaram a criatividade para evitar o contato com a água acumulada. Foto: Twitter/‏ @RClube.

Riscos

Os moradores da passagem Hortinha são obrigados a conviver com os riscos de doenças e acidentes. A água acumulada reúne detritos, lixo e também fezes e urina de animais, além de esconder buracos e imperfeições na via, que podem causar acidentes, em especial com crianças e idosos.

Procurada pela reportagem do DOL, a Sesan informou que está trabalhando de forma integrada com o Governo de Estado e que já iniciou trabalhos para execução de obras de macrodrenagem no canal do Tucunduba. As intervenções solucionarão em até 18 meses os problemas de saneamento e alagamento nos bairros Terra Firme, Guamá, Canudos e Marco, área atingida pelos alagamentos.

A Sesan também informou que realizará obras de reordenamento ao longo dos canais que fazem parte da bacia do Tucunduba, com serviços de recuperação de mureta de proteção e asfaltamento de vias e trocas pontuais do sistema de drenagem em diversas vias. No entanto, para a realização das obras de reordenamento ao longo dos canais e vias, se faz necessário o avanço as obras do Governo Estado, uma vez que – por motivos técnicos - é imprescindível garantir a perfeita drenagem do Canal principal antes das obras de drenagem e asfaltamento de vias.

(DOL)

MAIS ACESSADAS