A Fundação Hemopa encerra o calendário de campanhas externas nesta quinta-feira (31), quando a unidade móvel deixa a avenida Presidente Vargas, depois de dois dias de coleta feitas junto aos trabalhadores e frequentadores do comércio. 

No mês de julho foram realizadas onze ações estratégicas, que contaram com a participação de 899 voluntários e 131 novos cadastros de doadores de medula óssea. Essas coletas serviram para suprir o estoque de sangue, reduzido em quase 35% por conta das férias de julho e consequente movimentação de pessoas rumo aos balneários paraenses.

O calendário de agosto começa no dia 5 com campanha em parceria com uma academia, na avenida Presidente Vargas, das 8h às 16h. Até o momento foram programadas 13 campanhas para o mês. A assistente social da Gerência de Captação de Doadores (Gecad), Lilian Bouth, ressalta, no entanto, que o calendário não está consolidado. “Sempre estamos abertos para compor novas parcerias”, enfatizou.

Embora o banco de sangue esteja sendo gradativamente restaurado, com a mobilização da iniciativa privada, entidades e da própria população, Lilian Bouth informou que em junho do ano passado o hemocentro distribuiu 6.822 bolsas de sangue para rede hospitalar, Agências Transfusionais (AT´s) e demais unidades da hemorrede. No mesmo período deste ano, foram distribuiídas 7.952 unidades, o que comprova um aumento significativo da demanda, em virtude, principalmente, dos excessos cometidos nas comemorações pela Copa do Mundo e pela quadra junina, quando se registrou uma elevação nas intercorrências hospitalares, principalmente pessoas vítimas de acidentes de trânsito.

Serviço: O Hemopa funciona para coleta de sangue de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Contato: 0800 280 8118. E-mail: captacao@hemopa.pa.gov.br. O calendário das próximas campanhas está disponível em www.hemopa.pa.gov.br.

(DOL com informações do Hemopa)

MAIS ACESSADAS