A possível mudança de lugar da Festa das Filhas da Chiquita está causando revolta na organização da festa. Em entrevista ao DOL na tarde desta quinta-feira (21), o diretor de procissões do Círio, Kleber Vieira, explicou que a mudança foi uma sugestão e ressaltou que ainda não está confirmado.

A Festa das Filhas da Chiquita não faz parte da programação oficial do Círio, porém está no cronograma anual da festividade.

“Não tem nada decidido e nem a diretoria tem esse poder de mudar a festa de lugar. O que fizemos foi sugerir baseado nos relatórios dos órgãos de segurança. Entre os lugares que foram sugeridos estão o Portal da Amazônia e a Praça do Carmo”, explica Klever Vieira, diretor de procissões do Círio, ressaltando que a diretoria não quer acabar com a festa.

Ele explica um dos motivos da sugestão para que a festa da Chiquita mudasse de lugar. “Logo que passa a procissão, começa festa. Ainda tem muita gente no local. E ano passado um rapaz que estava trabalhando na cruz vermelha, foi baleado. Então ficamos preocupados de acontecer algo com um promesseiro, com um turista”.

A mudança de lugar foi sugerida pela diretoria do Círio, durante reunião realizada na quarta-feira (20), onde estiveram presente representantes das Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Estadual, da Prefeitura de Belém e Ananindeua, entre outros.

O cantor e produtor cultural Eloy Iglesias, organizador da Festa da Chiquita, disse que a organização da "Chiquita" tomará medidas legais contra a mudança de local.

Outras mudanças tambéme stão sendo sugeridas para o Círio 2014.

(Ana Paula Azevedo/DOL)

MAIS ACESSADAS