O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou à Justiça Federal denúncia contra quatro ex-funcionários de uma associação indígena. Eles são acusados de desviar recursos que seriam destinados às aldeias.

Segundo a denúncia, de junho de 2008 a dezembro de 2010 os empregados da associação, Raimundo Otávio Miranda, Jackson Ribeiro de Alencar, Alene de Oliveira de Souza e Nádia Gleciane Costa Araújo administraram um total de R$ 12,6 milhões.

As irregularidades foram cometidas com recursos da Associação Indígena Porekrô, de indígenas Xikrin da Terra Indígena Xikrin do Kateté, com área nos municípios de Marabá, Parauapebas e Água Azul do Norte, no sudeste do Pará. São recursos recebidos pela associação da mineradora Vale como compensação etnoambiental pela exploração minerária em 411 mil hectares da região.

Auditoria feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai) identificou uma série de irregularidades com os recursos, como pagamentos sem comprovação dos gastos, superfaturamento, falta de documentação, ausência de registro de despesas na prestação de contas, e até compra de veículos em nome dos ex-empregados.

(DOL,com informações de Michel Garcia/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS