Três postos de combustíveis paraenses aparecem na lista de postos revendedores de combustíveis flagrados em ações de fiscalização praticando irregularidades. Criado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o espaço entrou no ar nesta terça-feira (2).

A intenção é que seja mais um instrumento para o consumidor se proteger contra postos que praticam a chamada “bomba-baixa”, quando o estabelecimento entrega menos combustível do que aparece no mostrador.

Os postos paraenses que aparecem na lista são: Posto Pinheiro LTDA (rua Ângelo Custódio, 402, no bairro da Cidade Velha, em Belém), vistoriado no dia último dia 14 de agosto; Posto Marapar LTDA (rodovia BR-316 s/n, km 57, Castanhal), vistoriado no dia 13 de agosto e J. Ferreira dos Reis & Cia LTDA (rodovia Santarém/Cuiabá, km 19, s/n, em Santarém), vistoriado no dia 20 de agosto.

Segundo a agência, a atualização periódica do portal possibilitará ainda que sejam incluídos novos postos autuados ou interditados, bem como retirados os que já tenham regularizado a situação, seja por meio do pagamento de multa, de obtenção de decisão judicial determinando a retirada, de falhas no processo administrativo ou pelo fato de ter decorrido um ano, a partir do registro da infração.

O consumidor atento também pode se proteger contra danos no momento da compra. É direito de todos, por exemplo, solicitar o teste da proveta, que aponta a qualidade do combustível. O teste, que dura apenas alguns minutos, deve ser feito obrigatoriamente pelos responsáveis pelo posto, quando solicitado.

(DOL com informações da Agência Brasil)

MAIS ACESSADAS