Atendendo à ação da coligação Todos pelo Pará do candidato Helder Barbalho, o juiz Marco Antonio Lobo Castelo Branco determinou que a divulgação da pesquisa Ibope por O Liberal e a distribuição gratuita do jornal com os dados possivelmente manipulados sejam enviados ao Ministério Público Eleitoral e Federal para investigação de suposto abuso de poder econômico. Ontem, o procurador eleitoral informou que tão logo os dados cheguem ao MPE vai instaurar procedimento para apurar o caso.

No sábado, 27, a Justiça concedeu tutela inibitória para evitar novos “vazamentos” da pesquisa fraudada. O juiz Marco Antonio Lobo Castelo Branco determinou que os veículos do Grupo Liberal (TV, jornal e portal) veiculassem a mensagem de que a pesquisa do Ibope fora impugnada. A ideia era minimizar os danos provocados pela publicação. Na edição de segunda, contudo, o veículo não faz a retratação e ainda traz virulento editorial em que afronta a Justiça.

O juiz determinou ainda que todas as coligações que disputam as eleições sejam notificadas e não divulguem pesquisa sob pena de multa e até medidas penais (pode haver prisão por desobediência à ordem judicial). Outra medida foi a notificação de todos os órgãos de imprensa para que não usem os dados do Ibope, além de uma nova notificação à TV Liberal. 

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS