Os funcionários do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) irão paralisar na próxima quinta-feira (23), como forma de protestar contra os serviços que estão sendo terceirizados dentro do departamento. A medida foi aprovada nesta terça-feira (21), após uma assembleia geral realizada em frente à sede do Detran. 

A paralisação acontecerá de 8h às 12h, em frente a sede do Detran e em frente ao parque de retenção, localizados na avenida Augusto Montenegro, em Belém. 

Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran), alguns serviços já foram terceirizados. “No último dia 16 foi publicado a homologação que contratará uma empresa para gerenciar a estrutura de pátio e guinchos, para prestar serviços de remoção de veículos, através de guincho, a operação e gerenciamento de pátios próprio, além da preparação e realização de leilões de veículos apreendidos”, diz Elisson Oliveira, presidente do Sindtran.

Ele ressalta que privatização trará prejuízos. “Com a terceirização dos serviços, o Estado entrega para as empresas privadas lucros apesar de realizarem serviços públicos pagos pelo contribuinte. Pessoas contratadas por estas empresas, portanto, sem vínculo com a administração pública, passam a substituir os servidores públicos concursados, aqueles que prestaram concurso público para conquistarem, à duras penas, um cargo público”.

Élisson diz ainda que já ficou sabendo que no futuro os serviços de vistoria e exames também serão terceirizados.

O DOL tenta contato com o Detran.

(DOL)

MAIS ACESSADAS