A mando do prefeito Sancler Ferreira, correligionário do governador e recandidato Simão Jatene, a coordenação da Secretaria de Assistência e Ação Social da Prefeitura de Tucuruí realizou nova convocação extraordinária dos cadastrados no Programa Cheque Moradia para a noite da última sexta-feira, na sede do Clube Paraíso, no bairro da Matinha. Na reunião seria anunciado o início do repasse dos valores de R$ 18 mil referentes ao Cheque Moradia e a liberação, com o sorteio dos lotes, de terrenos às famílias cadastradas.

Para a decepção dos centenas de presentes, o único assunto tratado foi a eleição do 2º turno. Os assessores do prefeito Sancler Ferreira, juntamente com um parlamentar municipal, tentaram convencer de todas as formas as famílias cadastradas no Cheque Moradia, da necessidade de votar novamente no 2º turno no governador Simão Jatene. Caso não o fizessem, perderiam o direito ao benefício.

A revolta popular foi generalizada. Os moradores sentiram-se ludibriados e começaram a exigir seus direitos, questionando a forma irregular que estava direcionando o Programa. A situação ficou tensa e, por sorte, naquela noite caía uma torrencial chuva com muita ventania, o que ocasionou falta de energia no local. A população saiu da sede do clube revoltada.

A reportagem tentou ouvir a posição da Secretaria de Assistência e Ação Social, mas os assessores se negaram a dar esclarecimentos. Uma das pessoas que trabalhavam no cadastramento das famílias nos bairros denunciou à reportagem a existência de relações escusas para beneficiar prioritariamente algumas pessoas dentro do programa.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS