O Ministério Público Estadual denunciou à Justiça dois suspeitos de lavar dinheiro do PCC (Primeiro Comando da Capital) em operações de vans em São Paulo. É a primeira vez que a Promotoria denuncia formalmente a prática, objeto de investigação da Polícia Civil e também do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

De acordo com a Promotoria, Geralda Jorge da Silva e Marcos Paulo Vidal de Castro, conhecido como "Banana", movimentaram cerca de R$ 1 milhão entre 2004 e 2007. Na denúncia, feita pelo Gedec (Grupo Especial de Delitos Econômicos), aponta que a dupla usava empresas de transporte alternativo para "dissimular" e "potencializar" os ganhos com o tráfico de drogas.

O processo já foi distribuído no Tribunal de Justiça, mas ainda não foi aceito por nenhum juiz. A denúncia havia sido oferecida no último dia 19 de setembro.

Castro é apontado pelo Ministério Público como sendo chefe do tráfico de drogas na região da favela de Heliópolis, na zona sul de São Paulo. Atualmente, segundo a Promotoria, é "procurado da Justiça".

Segundo o Ministério Público, Geralda admitiu que trabalhou para Castro na exploração de vans do serviço de transporte alternativo e documentos foram apreendidos na casa dela.

A reportagem tentou entrar em contato com os advogados dos suspeitos, mas eles não foram encontrados para comentar o caso.

(Folhapress)

MAIS ACESSADAS