Cerca de 100 ciclistas da região metropolitana de Belém já confirmaram presença para o “Ato público contra assaltos aos ciclistas no BRT + segurança!”. O evento, marcado para ocorrer a partir das 19h30 desta sexta-feira (21), em frente ao Mercado de São Brás, em Belém, deve reunir principalmente pessoas que já foram vítimas da violência.

O ato, idealizado pela organização comunitária "Ciclo Belém", propõe coletar assinaturas para uma petição que deve ser entregue, em breve, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), no Pará. 

Segundo os grupos de ciclismo da cidade, mais de cinco roubos foram praticados nesta semana. Inclusive, com grupos de mais de seis pessoas circulando. Quantidade indicada para "andar com segurança pelas vias". 

O analista de TI Zalan Lima, um dos organizadores do "Ciclo Belém", também já foi vítima de assalto na capital paraense. "Em 2013, fui assaltado na avenida Centenário. Hoje em dia, como vou para o trabalho de bicicleta, comprei uma outra mais simples, com medo de ser assaltado", comentou o analista. 

"Com todos os casos de assaltos já registrados, decidimos organizar este ato e coletar assinaturas para pedir por mais segurança", continuou o ciclista Zalan. "Tem gente que já está abandonando os grupos de ciclismo pela falta dessa segurança", completou.

A organização comunitária criou um site, que será lançado durante o ato desta sexta. Entre os vários serviços da página, o ciclista poderá registrar as informações do seu veículo roubado. A organização do ato reforça que qualquer pessoa pode participar da campanha e assinar a petição que será entregue à Segup.

(DOL)

MAIS ACESSADAS