Apesar de passageira, a forte chuva que caiu sobre Belém na noite de ontem foi o suficiente para alagar diversos pontos de Belém. No bairro do Marco, quase todas as transversais alagaram e causaram transtorno para quem precisou transitar pelo local. Na travessa Mauriti, próximo à passagem Hortinha, a água ficou empoçada mesmo horas depois da chuva.

Com sapatos nas mãos e pernas de calças enroladas até o joelho, os moradores tentavam driblar a água e a lama que se formou na via. Na travessa Barão do Triunfo com a passagem Pio X, o alagamento inviabilizou a entrada dos moradores nas suas próprias casas. Muitos deles tiveram que esperar a água baixar para poder se deslocar às residências.

A área mais crítica era na João Paulo II, no bairro do Curió-Utinga, onde o alagamento acabou transbordando nas duas pistas da avenida. Com fluxo de carros intenso, muitos motoristas preferiram não arriscar e preferiram fazer o retorno na contramão da pista. Somente os ônibus e os veículos pesados conseguiram vencer a correnteza que se formou em grande parte da avenida. Na passagem Elvira, entre a João Paulo II e a Almirante Barroso, a água entrou em parte das casas.

PROMESSA

Segundo eles, a prefeitura prometeu rever a drenagem da via, mas o único serviço realizado no local foi o concerto das calçadas, já a tubulação continua a mesma. “Esse problema é antigo, todo ano esse alagamento acontece e ninguém faz nada”, disse o morador Antônio Carlos.Na Pedreira, o canal da Antônio Baena transbordou. A área, que já sofre com os assaltos, ficou com a rua parcialmente interditada, tornando a via ainda mais perigosa.

Na Cremação, a rua dos Pariquis também ficou alagada, assim como a José Malcher com a Nove de Janeiro. Por causa do alagamento, o trânsito chegou a ficar interditado por 30 minutos até a água baixar. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um congestionamento nos dois sentidos da rodovia BR-316. Segundo a PRF, o engarrafamento chegou até o Km 7 da BR.

Além da forte chuva, um protesto organizado por um grupo de mototaxistas também provocou o congestionamento. A manifestação que ocorreu no Km 2, no sentido Belém -Ananindeua, durou cerca de 40 minutos. Ainda segundo a PRF, a interdição aconteceu após um mototaxista ter sido atropelado no final da tarde de ontem, em frente ao conjunto Jaderlândia, em Ananindeua.

(Diaário do Pará)

MAIS ACESSADAS