O que o consumidor já havia sentido na hora de comprar o produto foi confirmado pela pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA): ao longo de 2014, o preço do litro de açaí comercializado em feiras e supermercados da Grande Belém ficou bem mais caro. A exceção foi o açaí do tipo “grosso”, que apresentou discreta queda no período.

Segundo o Dieese, a trajetória no preço do litro de açaí comercializado na grande Belém nos últimos 12 meses não foi uniforme. As altas mais significativas foram observadas no açaí do tipo “papa”, encontrado nas feiras livres, com 3,09% e no açaí do tipo médio tipo “médio” (o mais consumido) com alta de 16,48%.

No balanço final de 2014, também foi possível observar pequena redução de preço do açaí tipo “grosso” (que fechou 2013 custando R$ 17,45 e em 2014 estava sendo comercializado em média a R$ 17,25). Ainda segundo o Dieese, a tendência é de novos reajustes em janeiro, tanto nas feiras livres como também nos supermercados.

(DOL com informações do Dieese)

MAIS ACESSADAS