Chega às bancas esta semana o Anuário do Pará 2014/2015, publicação pioneira do DIÁRIO DO PARÁ que, desde 2010, compila as principais mudanças no cenário econômico, político, social e cultural do Estado.

O lançamento da publicação de exatas 785 páginas acontece na noite de hoje, a partir das 20h, no Restaurante Privilège, em Batista Campos, ocasião em que será realizada uma palestra sobre Cenário Econômico com a mestre em Economia Aplicada Priscila Trigo, do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Banco Bradesco. 

A principal novidade desse ano é a inclusão do Mapa da Biodiversidade do Pará, um estudo recente do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) que detalha a fauna e a flora paraense, número de espécies, espécies ameaçadas de extinção e muito mais. No total, são dez capítulos com fichas, mapas, tabelas, infográficos e muitas imagens.

Com patrocínio da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Celpa, Norte Energia – Usina Hidrelétrica Belo Monte, Pró-Saúde, Y. Yamada e apoio do Banco da Amazônia e Vale, o Anuário resulta de um trabalho minucioso de seis meses baseado em dados obtidos junto a órgãos como Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará (Idesp), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e demais órgãos estaduais, federais e municipais, assessores de autoridades, entidades religiosas e outras.

No primeiro capítulo, “Municípios”, o leitor tem acesso a uma ficha completa dos 144 municípios paraenses e ainda a um Guia Rápido dos Municípios, que mostra os dez maiores e dez menores em itens como Previdência Social, Produto Interno Bruto (PIB), Taxa de Mortalidade Infantil, entre outros, além de um retrato das 12 regiões de integração do Estado e um estudo minucioso baseado no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS