O Estado do Pará recebeu esta semana o estoque de 153 mil comprimidos do medicamento 3 em 1 para o tratamento de pacientes com HIV e Aids, enviados pelo Ministério da Saúde na última semana.

A previsão é de que a dose tripla combinada, composta pelos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg), comece a ser distribuída aos pacientes do Estado esta semana.

A combinação de medicamentos deverá beneficiar em todo o país 100 mil novos pacientes com HIV e Aids. As informações são da Agência Saúde.O Ministério da Saúde investiu R$ 36 milhões na aquisição de 7,3 milhões de comprimidos para todo o país. O estoque é suficiente para atender os pacientes nos próximos doze meses.

Segundo o novo boletim epidemiológico, atualmente cerca de 734 mil pessoas vivem com HIV e Aids no país. Desde os anos 80, foram notificados 757 mil casos de Aids no país.

No Pará, foram registrados cerca de 18 mil casos nesse mesmo período. A epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos, a cada 100 mil habitantes, em 2013. No Estado do Pará, essa taxa é de 23,2 casos a cada 100 mil habitantes. 

O uso do medicamento 3 em 1 está previsto no Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids do Ministério da Saúde como tratamento inicial para os pacientes soropositivos.

Atualmente, os medicamentos são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consumidos separadamente. Os Estados do Rio Grande do Sul e Amazonas, que possuem as maiores taxas de detecção do vírus, recebem, desde novembro, a dose tripla combinada. Nesse período, cerca de 11 mil pacientes foram beneficiados nos dois Estados.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS