Um pedido de suspensão de reintegração de posse da invasão Nova Canaã, na rodovia Mário Covas, em Belém, foi feito pela Ouvidoria Agrária do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), nesta quinta-feira (29), após reunião com representantes da comunidade. A informação foi confirmada pelo TJPA a reportagem do DOL. A comunidade esteve reunida com o ouvidor Otávio Maciel

Segundo informações de uma moradora, que prefere se identificar apenas como Maria, a decisão foi tomada após pedido dos moradores. “Nós estivemos reunidos com o ouvidor agrário, e ele pediu a suspensão por cinco dias, que é o tempo que o Ministério Público pediu para analisar os pedidos. Mas a polícia não está acatando. Eles seguem derrubando as casas das comunidades. Um advogado foi até a comunidade e levou o documento até o coronel Leão Braga, mas ele foi arrogante e nem seque quis saber”, diz a moradora.

Ela denuncia ainda um interesse político da ação. “Essa ação está sendo realizada assim, pois o terreno é dos sócios do senador Flexa Ribeiro. E com isso o poder é maior. E eu estou com muito medo, pois estou sendo ameaçada”, completa.

O DOL entrou em contato com a Polícia Militar, que informou que “a ordem judicial está sendo cumprida pelo oficial de justiça, com o apoio da PM, e não houveram mudanças”, disse o coronel Carmo, da Polícia Militar.

A desocupação da invasão Nova Canaã iniciou na madrugada de terça-feira (27). Durante a manifestação pela ação, moradores chegaram a queimar ônibus próximo ao local.

(DOL)

MAIS ACESSADAS