Sem ter um posicionamento do juiz da segunda vara penal, as esposas de detentos do Complexo Penitenciário de Americano, que realizam um protesto desde a manhã desta terça-feira (24), interditaram por volta das 17h30 a rodovia BR-316 em frente ao presídio, no município de Santa Isabel do Pará, Região Metropolitana de Belém.

As manifestantes iniciaram o ato bloqueando completamente a via no sentido Castanhal/Belém, causando um grande congestionamento na via. Após cerca de 10 minutos de conversa com agentes da Polícia Rodoviária Federal, as mulheres liberaram uma das faixas da pista, permitindo o fluxo de veículos, que segue lento.

Elas estavam reunidas no local desde a manhã de hoje, reivindicando melhores condições ao presos do local. Segundo denúncias das próprias mulheres, os detentos do complexo estão sujeitos a agressões, falta de comida e medicamentos, doenças e ratos, além de muitas vezes cumprirem penas além do determinado pela Justiça.

Uma comissão de manifestantes se reuniu com o juiz da segunda vara penal durante a tarde, para receber um posicionamento sobre as denúncias, mas afirma que foi informado que só receberá um posicionamento sobre o caso na manhã de quarta-feira (25), o que motivou a interdição da via.

As manifestantes ainda planejam dormir no local.

(Gustavo Dutra/DOL)

MAIS ACESSADAS