Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (4), em Brasília, o presidente da Eletronorte, Tido Cardoso, garantiu que construção da hidrelétrica de Marabá, no sudeste paraense, ainda é prioridade do governo federal. A sessão especial foi articulada pelo Ministro da Pesca, Helder Barbalho.

A reunião foi solicitada para esclarecer para a população a dúvida que surgiu após a veiculação de uma notícia no jornal “Estado de São Paulo”, a respeito da implantação da hidrelétrica, que tem previsão de início para este ano.

Na matéria, dizia que entraves vinculados a questões ambientais e dificuldades que o governo federal encontra em licenciar os grandes projetos da Amazônia suspenderiam sete grandes projetos de hidrelétrica, incluindo a de Marabá.

De acordo com o deputado estadual João Chamon Neto (PMDB), foi necessário acionar a sessão para acabar com o medo de que a hidrelétrica não se torne mais um dos grandes projetos fantasmas prometidos para a cidade.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a construção da hidrelétrica de Marabá está prevista para iniciar neste ano e será concluída até 2023. O aproveitamento Hidrelétrico de Marabá (AHE) contará com potência média de 1.850 megawatts (MW), com energia firme de 1.020 (MW).

(DOL com informações de Jéssika Ribeiro/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS