Os professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) paralisarão as atividades nesta quarta-feira (15) por 24 horas. A decisão foi tomada em assembleia geral da Associação de Docentes da UFPA (Adufpa), na manhã desta terça-feira (14), e faz parte do Dia Nacional de Paralisações para combater o Projeto de Lei (PL) 4330 - que permite a terceirização indiscriminada - e as Medidas Provisórias (MP) 664 e 665 - que retiram direitos dos trabalhadores, como o seguro-desemprego e a pensão por morte.

Para marcar a paralisação, os docentes participarão de um ato público a partir das 9h, na Praça da República, no centro de Belém. A manifestação, cuja expectativa é lotar as ruas da capital paraense, deve contar com a participação de diversas categorias do serviço público federal, juventude, movimento popular e professores da Uepa e da rede estadual de ensino, que estão em greve. 

Durante o ato, a Adufpa, juntamente com o Comitê Estadual em Defesa da Escola Pública, deve lançar a cartilha com a sistematização do Encontro Nacional de Educação, ocorrido em agosto de 2014, que contém as propostas de diversos segmentos para combater a precarização e mercantilização da educação no Brasil. 

O Dia Nacional de Paralisações foi convocado na última quinta-feira (09), durante a reunião ampliada do fórum das entidades dos servidores públicos federais, que ocorreu no fim da Jornada Nacional de lutas ocorrida em Brasília (DF).

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS