A Fundação Hemopa continua enfrentando dificuldades com a redução do comparecimento de candidatos à doação de sangue, neste início de ano. O período de intensas chuvas está entre os motivos da diminuição de voluntários. Durante todo o feriado de Tiradentes, quando a sede do hemocentro esteve aberta a doadores nos dias 20, 22 e 23, foram registradas 652 doações de sangue, número que ainda ficou abaixo da meta de 300 coletas diárias.

Na manhã desta sexta-feira (24), militares voluntários do I Comando Aéreo Regional da Aeronáutica (I Comar) participaram de ação coletiva de doação de sangue na sede do hemocentro. Já na manhã deste sábado (25), funcionários de uma empresa devem participar de uma campanha interna e participar da doação. Ações como essas são fundamentais para aumentar o estoque de sangue no hemocentro, que está com apenas 40% da capacidade de atendimento.

Critérios – Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto e estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três. Adolescentes de 16 e 17 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na Trav. Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h; e aos sábados, das 7h30 às 17 h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, na BR-316, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h; e aos sábados, das 7h30 às 17 h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280-8118.

(Agência Pará)

MAIS ACESSADAS