Em um grande evento que será realizado no próximo domingo (24), vestidos de verde, participantes da Segunda Caminhada pelo Direito de Ser Filho percorrerão a avenida Presidente Vargas, em Belém.

O encontro será na véspera do Dia Nacional da Adoção, para renovar na sociedade a esperança de oferecer a crianças que vivem em abrigos a chance de integrar uma família.

A caminhada é organizada pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Tribunal de Justiça do Pará, e conta com o apoio da Coordenação Estadual da Infância e Juventude do TJPA.

FILA DE ESPERA

No Pará, 68 crianças e adolescentes entre 1 e 17 anos estão cadastradas para adoção, mas esse número sobe para 838 se for considerado o total que aguarda em abrigos a conclusão do processo para o cadastro de adoção. No Brasil, o número de crianças e adolescentes cadastrados é de 5.705, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Embora o número de pretendentes cadastrados para adoção no Pará seja de 185 (bem superior às 68 crianças e adolescentes aptas à adoção), muitos processos não prosperam por falta de interesse na faixa etária disponível, uma vez que a maioria das crianças cadastrada já passou dos seis anos de idade.

O principal objetivo da caminhada de domingo, segundo técnicos do Tribunal de Justiça do Pará, é sensibilizar operadores de direito, instituições de acolhimento e a sociedade civil como um todo para dar máxima celeridade aos processos de adoção, garantindo o acesso ao direito à convivência familiar e comunitária a essas crianças e adolescentes, além de informar as pessoas sobre o processo da adoção.

"O afastamento do familiar ocorre geralmente por negligência, abandono e violência doméstica", afirma o TJ.

Com concentração na Praça Pedro Teixeira, ao lado da Estação das Docas, às 9h, a caminhada seguirá pela avenida Presidente Vargas em direção à Praça Batista Campos. Os participantes usarão roupas de cor verde como forma de apoio à campanha.

Participam da organização da caminhada o Tribunal de Justiça do Estado, por meio da Corregedoria de Justiça da Capital, da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (CEJAI) e da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), e o Ministério Público do Estado. A Primeira Caminhada ocorreu em 25 de maio do ano passado (Dia Nacional da Adoção), no centro de Belém.

Parceiros – Estão envolvidos na ação a 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém; a 3ª Vara Distrital de Icoaraci; a Associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA); o Grupo de Apoio à Adoção Renascer; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Seção Pará) e instituições de acolhimento.

Segurança - Durante a caminhada, os participantes contarão com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Pará, que farão a segurança durante o percurso, além do suporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

(DOL com informações do TJ/PA)

MAIS ACESSADAS