Uma criança morreu vítima de meningite, na terça-feira (26), no município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. O caso está assustando moradores e pais de alunos que estudam na mesma escola da criança. 

De acordo com informações de uma internauta, que prefere não se identificar, a criança teria sete anos e estudava na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Inês. “Meu filho estuda nessa mesma escola e eu, assim como outros pais, estou preocupada com a situação. Hoje as aulas foram suspensas por causa da morte da criança, mas não vimos nenhuma atitude ser tomada. Amanhã as aulas voltam ao normal. Isso é um risco para os outros alunos, que podem contrair a doença”, detalha.

“Quando fiquei sabendo fiquei com medo e fui levar meu filho no posto para se vacinar. Quando cheguei lá o médico me disse que tem outras pessoas que foram ao posto, com suspeita de meningite. Estou com medo de uma epidemia”, completa.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) informou que a causa da morte da criança, suspeita de meningite, só poderá ser confirmada após resultado da perícia do Instituto Médico Legal (IML), visto que o diagnóstico fechado antes do falecimento, foi apenas através dos sintomas clínicos. 

A Sesau disse ainda que todas as providências referentes a medidas de controle, tanto na área da residência, quanto na escola onde a criança estudava, já estão sendo tomadas. A equipe da Coordenação de Vigilância Epidemiológica está na área fazendo as orientações aos familiares, vizinhos e profissionais da escola. 

A nota afirma ainda que as pessoas que tiveram contato direto com a criança nos últimos dias já estão fazendo a quimioprofilaxia. A previsão para o resultado da perícia do IML é de pelo menos 30 dias.

Nota - De acordo com nota enviada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o órgão ainda não teria recebido informações sobre o caso. A respeito dos dados da doença, "a secretaria informa que no Pará, em 2015, até o momento foram oficialmente confirmados 10 casos de meningite, com um 1 óbito", afirma a Sespa. "No decorrer do ano passado houve a confirmação de 384 casos e 56 óbitos. Em 2013 foram confirmados 259 casos, com 50 óbitos", continua a nota. "Os dez municípios paraenses que mais registraram casos de meningite bacteriana nos últimos dois anos foram Belém, Ananindeua, Marituba, Castanhal, Novo Progresso, Capanema, São Domingos do Capim, Vigia, Benevides e Marabá", completou a Sespa.

(DOL)

MAIS ACESSADAS