Na semana passada, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Pará anunciou que divulgaria o laudo referente ao incêndio do PSM da 14 na segunda-feira passada (27). Ontem, a instituição declarou que a entrega do documento só será realizada nesta sexta-feira (31). A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) não informou as causas do atraso, mas garantiu que o documento será enviado amanhã para a Prefeitura Municipal de Belém.

O laudo é público e poderá ser visto pelos interessados, segundo informou a assessoria de imprensa da secretaria, a quem o CBM está subordinado. A expectativa é de que os técnicos da corporação indiquem as causas do incêndio, que teve como consequência a morte de três pessoas. Logo após a tragédia, o próprio prefeito Zenaldo Coutinho chegou a especular que o fogo havia começado por problemas na fiação elétrica. 

O incêndio no PSM da 14 está sendo investigado pelo Ministério Público Militar e Ministério Público do Estado, que devem apurar a responsabilidade das autoridades do Estado e do município na tragédia. 

A estrutura precária do prédio já havia sido alvo de um laudo feito pelo Corpo de Bombeiros no início do ano passado. A investigação vai dizer se houve negligência do prefeito de Belém e do próprio Corpo de Bombeiros que, diante das informações, poderiam ter tomado medidas para impedir a tragédia. 

Depois do incêndio, ocorrido no dia 25 de junho, um oficial do CBM, que não quis ser identificado, denunciou ao DIÁRIO que Zenaldo Coutinho, com o aval do governador Simão Jatene, pediu que esse laudo fosse retirado do Centro de Atividades Técnicas (CAT) da corporação e guardado por um oficial de confiança do prefeito para evitar que Zenaldo fosse responsabilizado criminalmente por negligência.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS