Em virtude do feriado da Independência do Brasil, na próxima segunda-feira (7), a Fundação Hemopa não funcionará para coleta de sangue neste dia, mas o atendimento transfusioinal será mantido normalmente, levando-se em consideração que o hemocentro obteve significativo reforço com a campanha Agosto Vermelho, que culminou com a participação de 7.924 voluntários e representou um crescimento de 17% no número de comparecimentos em relação ao mesmo período do ano passado.

A ação marcou os 37 anos do hemocentro, comemorados no dia 2 de agosto, e estimulou a doação voluntária com o objetivo de equilibrar o estoque estratégico do banco de sangue. Voluntários e instituições públicas e privadas aderiram ao movimento organizando mais de 30 ações solidárias, iluminando fachadas com a cor vermelha ou mobilizando pessoas pelas redes sociais.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos – desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos –, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. Menores de 18 anos doam apenas com autorização do responsável. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três.

Serviço:

A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na BR-316. As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.

(DOL com informações da Agência Pará)

MAIS ACESSADAS