O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) em Marituba realizou, no último dia 30, inspeções em cinco escolas da rede de ensino público de Marituba. Na visita, diversos problemas foram encontrados. Na Maria do Carmo Pinheiro Rodrigues, teve uma tragédia no ano passado. Um aluno morreu depois de ser atingido por um raio na quadra de esportes. Depois de um ano da morte do aluno, a quadra da escola continua descoberta.

A escola José Edmundo Queiroz está repleta de vegetação necessitando com urgência de roçagem. Além disso, o local possui dezenas de equipamentos de informática que são subutilizados por não existir professor de informática para os alunos. Na Municipal Conveniada Alegria do Saber, a estrutura é precária e apresenta risco de acidentes aos alunos. Não há biblioteca nem sala de leitura. Já na Conveniada Maria Mercês, não há muro, o que põe em risco a segurança das crianças. Além disso, não há estrutura mínima, como sala de informática, biblioteca e sala de leitura. O prédio da Novo Horizonte necessita de substituição de utensílios como torneiras. Os equipamentos de informática, à semelhança das outras escolas, também são subutilizados. 

Em nota, a Prefeitura informou que, sobre a Alegria do Saber, a responsabilidade pela manutenção é dos proprietários, já que a Prefeitura não pode aplicar recurso em patrimônio privado. Porém, informou que vai cobrar e adotar as medidas cabíveis para o cumprimento do contrato. Quanto às escolas Municipais Novo Horizonte e Maria do Carmo Pinheiro Rodrigues, a Prefeitura esclarece que foi feito o termo de referência para a licitação de 12 quadras cobertas para escolas municipais. A Secretaria Municipal de Educação informou que também está em processo licitatório, com prazo para 5 de outubro, para a compra de equipamentos de informática para Escola Maria do Carmo e que, em breve, vai contratar outro profissional para dar aulas na sala.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS