O Comando Militar do Norte expõe a partir desta quinta-feira (15), das 16h às 20h, no Portal da Amazônia, o Sistema ASTROS, o mais moderno sistema para saturação de área com o objetivo de lançar grande quantidade de fogos em curto espaço de tempo. O Sistema, que vem à Belém pela primeira vez, é de Formosa, Goiás, e está em deslocamento terrestre há quatro dias. 

A sigla ASTROS significa “Sistema de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área” e conta com sete grandes viaturas divididas em: Comando e Controle de Grupo; Posto de Comando e Controle de Bateria; Lançadora Múltipla; Remuniciadora; Posto Meteorológico; Unidade Controladora de Fogos e; Oficina Veicular e Eletrônica. 
Os foguetes próprios para serem usados no ASTROS possuem características anti-pessoal com efeito de sopro e estilhaçamento; anti-carro, com efeito perfurante em chapa de aço; além de serem usados para instrução e adestramento dos militares. 

História

O Sistema ASTROS teve participação destacada na Guerra do Golfo, na década de 1990, sendo objeto de inúmeras referências sobre seu poder de combate como sistema operacional, além da eficiência no campo de batalha. 

Possui a capacidade de desencadear uma grande massa de fogos e locomoção em curto espaço de tempo, devido a sua alta mobilidade. A flexibilidade do Sistema ASTROS é destacada também pela utilização de diferentes calibres de foguetes. 

Serviço
Exposição do Sistema ASTROS
Local: Portal da Amazônia
Data: 15 de outubro
Horário: das 16h às 20h
Entrada gratuita

(DOL)

MAIS ACESSADAS