Uma operação especial e cercada de cuidados está sendo preparada para salvar a vida de Victoria, um filhote de peixe-boi de três meses de idade encontrado em um braço estreito do rio Capim, na zona rural de Goianésia, no sudeste paraense.

O filhote será levado a priori para o campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Castanhal - em uma viagem feita em um carro e sem uso de tanques e piscinas, que deve durar cerca de seis horas - e onde receberá cuidados para no início de 2016 ser encaminhado para o arquipélago do Marajó.

RESGATE

Victória foi achada quando tinha um mês de vida, sem a mãe e muito debilitada. O filhote foi mantido com cuidados especiais em uma piscina plástica, montada para que pudesse ganhar peso e fortalecer sua saúde. Já a alimentação é feita com a ajuda de mamadeiras.

“Victoria hoje está bem. Ganhou peso e agora pode partir para Castanhal, onde a ideia é que fique em outro viveiro, até que possa finalmente ser levada à Ilha do Marajó no início do ano”, explicou a bióloga Renata Emin, pesquisadora que integra a coordenação do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos da Amazônia.

Participam da ação o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), veterinários da UFPA e pesquisadores do Grupo de estudos de Mamíferos Aquáticos da Amazônia do Museu Paraense Emílio Goeldi (Gemam-MPEG).

(DOL)

MAIS ACESSADAS