Cerca de 200 crianças participaram ontem do Círio das Crianças, em Marituba, região metropolitana de Belém. A minirromaria encerrou a programação da festividade da Paróquia Menino Deus, padroeiro do município. No início da manhã, crianças, acompanhadas dos pais, assistiram à Santa Missa celebrada pelo Pároco Padre Plínio Pacheco, que citou o evangelho para tratar da importância do respeito dos filhos aos pais. Durante a missa, também houve a primeira eucaristia de um grupo de crianças. 

GUARDA MIRIM

Otávio Peixoto, 10, participou do Círio não apenas como devoto. Ele e mais pelo menos 30 crianças compõem a Guarda Mirim e jovem da Paróquia Menino Deus. Exercem papéis fundamentais na ornamentação das festividades. “O objetivo é encaminharmos as crianças desde pequenas para o trabalho da igreja, aprendendo todos os símbolos e ensinamentos da religião”, explicou o coordenador da Guarda Menino Deus, Marcelino Souza.

O professor Adriano Barbosa e a psicóloga Mônica Coelho levaram pela primeira vez a filha Rafaela Barbosa, 5, para acompanhar o Círio. “É a primeira experiência dela. A intenção é instruí-la no melhor caminho desde cedo”, disse. Tímida, Rafaela confirmou que seguiria o percurso até o fim, acenando positivamente com a cabeça.

Os irmãos Matheus Sampaio, 9, e Marlon Jr, 7, também estavam pela primeira vez no Círio das Crianças. A mãe, Luciana Pereira, disse que os trouxe como forma de incentivo à prática religiosa. “Quero incentivá-los a praticar as atividades da religião que eu sigo. Tudo isso é muito importante.”

CAMINHADA

Logo após a missa, todos seguiram em romaria atrás da imagem do Menino Deus, em um percurso de aproximadamente 1 quilômetro, pelas ruas de Marituba, até o retorno à igreja Matriz. Lá, ao fim, foi servido o tradicional bolo em comemoração ao encerramento festividade. Gritos de “Viva o Menino Deus!” e cantos de louvor foram entoados durante todo o trajeto.

(Gerllany Amorim/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS