Neste sábado, 02 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em Ananindeua, uma caminhada saiu de frente da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, localizada na Cidade Nova 4, em direção até a Praça da Bíblia.

Alunos da rede municipal, pais e funcionários de escolas participaram do evento, que incluiu ainda acolhimento aos alunos com suas famílias, onde alguns fizeram relatos de experiência de familiares de autistas. O evento, que teve participação dos Amigos e Pais dos Autistas de Ananindeua (Apan) e do espaço Terapêutico Amira Figueiras (Arima), contou ainda com apresentações culturais. 

Uma tenda da Divisão de Atendimento Especializado (Diae) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi montada no local para esclarecer como a rede municipal trabalha com crianças com deficiência.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento.

Dados obtidos pela Diae apontam que na rede municipal de ensino, frequentam as aulas regulares 195 alunos com Autismo, desde o Ensino Infantil até a Educação de Jovens e Adultos.

Entenda mais:

Leia também: Diagnóstico precoce ajuda a tratar o autismo

(Com informações da Semed)

MAIS ACESSADAS