Uma estudante paraense, que mora atualmente na cidade de New Orleans, estado da Louisiana, nos Estados Unidos, foi a vencedora em um concurso estadual promovido pelo museu The National WWII Museum e irá apresentar o trabalho nos dias 12 a 16 de junho deste ano em Washington, capital do país. O resultado da fase estadual foi divulgado no último sábado (9).

Gabriela Nascimento Santos, de 13 anos, nasceu na cidade de Abaetetuba, nordeste paraense, mas reside há aproximadamente seis meses com a irmã, Sofia Santos, em New Orleans. O pai das meninas reside nos Estados Unidos há mais de 10 anos, e a mãe delas, Simeia Braga, 37 anos, mora em Abaetetuba.

Gabriela ficou em primeiro lugar na cidade de New orleans com o trabalho “The river of doubt" sobre a expedição de expedição na Amazônia realizada pelo Marechal Rondon junto ao ex-presidente dos Estados Unidos Theodoro Roosevelt.

A produção de Gabriela também ficou em segundo lugar como o melhor trabalho em todo estado de Louisiana.

A vitória de Gabriela foi motivo de orgulho para a mãe da garota. “Super feliz. Ela ainda é praticamente uma criança. Acho que temos toda uma expectativa com relação aos nossos filhos, sobre quais rumos eles vão seguir. Quando recebemos uma notícia dessas, ficamos muito felizes”, comenta Simeia.

A mãe da estudante ainda comenta que a conquista pode ser uma porta para a entrada de Gabriela nas universidades americana. “O acesso às universidades dos Estados Unidos é muito difícil. É preciso ser um bom aluno, ganhar prêmios, para ter mais chances de entrar nas faculdades”, ponderou a paraense.

A paraense Gabriela Nascimento recebendo o prêmio na cidade de New Orleans. Foto: Arquivo pessoal

NATIONAL HISTORY DAY

O concurso estadual foi promovido pelo “The national WWII Museum”, localizado em New Orleans, que é voltado para temáticas sobre a história da Segunda Guerra Mundial, e celebra o Dia da História Nacional.

O concurso National History Day existe desde 1974, quando teve a participação de 129 estudantes. Atualmente, mais de meia milhão de alunos do sistema de ensino americano participam do torneio, segundo informações da Wikipedia.

(DOL)

MAIS ACESSADAS